segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

origami - tsuru




Desde a antigüidade o tsuru (garça) ocupa um lugar privilegiado no mundo do origami. Sua confecção proporciona um momento de magia, pois um plano quadrado se consegue transformar em um objeto de arte elegante pois embora de linhas finas, o tsuru tem base sólida, sem vão, e está sempre em postura de alerta, que manifesta sua infinita majestade.

Como o tsuru simboliza a paz, sorte e longevidade, fazer mil origamis de tsuru, o chamado semba tsuru, significa um desejo a ser realizado: a recuperação do doente, a felicidade do casamento, a obtenção de um emprego. E até hoje, por causa desta crença, quando se pretende conseguir um objetivo os japoneses costumam fazer semba tsuru e ao final dos mil tsurus, o desejo costuma ser realizado.

Uma das histórias mais famosas de semba tsuru aconteceu em Hiroshima, em 1945. A menina Sadako Sasaki, tinha 2 anos, quando os americanos lançaram sobre sua cidade, a primeira bomba atômica. Quase tudo foi destruído e arrasado pelo fogo mas Sadako, que se encontrava a 2 km do local da explosão, aparentemente nada sofreu.

Até os 12 anos ela era uma menina alegre, normal e freqüentava uma escola do bairro. Uma das coisas que mais gostava de fazer era correr e um dia, depois de participar de uma corrida, sentiu-se cansada e teve tontura. Na semana seguinte as tonturas voltaram mas ela não disse nada a ninguém.

Certa manhã, sentiu-se muito mal e foi levada para um hospital da Cruz Vermelha, onde descobriram que estava com leucemia. Na época a leucemia estava sendo chamada de “doença da bomba atômica” e muitas crianças que apresentavam os sintomas estavam morrendo. Sadako ficou assustada, pois não queria morrer Chizuco, sua melhor amiga, foi visitá-la no hospital levando um papel, com o qual fez uma dobradura de tsuru e contou a Sadako uma lenda: o grou, ave sagrada no Japão, vive mil anos, e se uma pessoa dobra mil grous de papel, fica curada.

Sadako resolveu fazer os mil grous. Lentamente ela dobrava os grous, apesar da leucemia que a enfraquecia. Ainda que não melhorasse, prosseguia e conseguiu terminar as mil aves de papel. Sem ficar zangada ou entregar-se, resolveu fazer mais. Todos acompanhavam sua determinação e paciência até que, em 25 de outubro de 1955, rodeada por sua família, ela montou seu último grou e faleceu.

Tristes, seus amigos, quiseram fazer alguma coisa. Assim, 39 dos seus colegas de classe resolveram formar um clube e arrecadar dinheiro para construir um monumento em memória de Sadako e de todas as outras crianças. Alunos de 3.100 escolas japonesas e de nove outros países fizeram doações. Em 5 de maio de 1958 conseguiram dinheiro suficiente para a construção do monumento, que foi chamado Monumento das Crianças à Paz, e colocado no Parque da Paz, no centro de Hiroshima, exatamente onde havia caído a bomba.

Nele está gravado:
“este é o nosso grito
esta é a nossa prece
construir a paz no mundo que é nosso.”

Artigo transcrito da página: http://seinensa.vilabol.uol.com.br/cultura/origami/origami.htm


diagrama do tsuru

Um comentário:

  1. Sempre muito bom acrescentar conhecimento de culturas. E a cultura oriental é realmente fascinante!! Tenho vontade de aprender origamis diversos, mas até hoje só consigo fazer lírio e pato... Muito lindo seu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir