quarta-feira, 11 de março de 2009

T-rex - Yoshino Issei




O Tiranossauro (Tyrannosaurus rex, que significa "lagarto tirano rei" ou numa tradução alternativa "réptil rei") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu no fim do período Cretáceo, principalmente na região que é hoje a América do Norte.

Segundo os cálculos feitos até então, o tiranossauro podia alcançar até 48 km/h (alguns cientistas discordam desse valor e dizem que ele podia alcançar até 60 km/h) quando corria, era portanto apto a caçar suas presas. Apesar disso, crêem-se ainda que o Tirannossauro fosse um animal necrofágo.

Se por um lado as pernas de um tiranossauro eram bem desenvolvidas e fortes, por outro lado seus braços eram fracos, pequenos e praticamente inúteis pois nem ao menos alcançavam a boca. Essa característica de possuir braços pequenos é comum também em alguns outros dinossauros da ordem carnosauria.

Os tiranossauros não viviam em bandos, é provável que somente o macho, a fêmea e os filhotes andassem juntos. O achado de um crânio de tiranossauro danificado comprova que deveriam ocorrer violentas batalhas por comida e pelo direito de se acasalar entre os indivíduos dessa mesma espécie.

WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Apresenta conteúdo enciclopédico. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Tiranossauro&oldid=14394281>. Acesso em: 11 Mar 20009

Quer encarar dobrar o bicho??? Email-me!

13 comentários:

  1. Nossa... fantástico! Eh inacreditavel como um papel pode virar isso! Genio quem inventou... e mais genio ainda quem tem a capacidade de ficar horas... dias, todo o tempo montando, trabalhando e decifrando essa obra de arte com tanta destreza, precisão e claro, inteligência. Imagino q ver o t rex pronto pelas mãos de quem o fez não eh tao gratificante quanto fazê-lo! Palmas, merece palmas!

    ResponderExcluir
  2. Parabêns. Muito legal.
    Quanto tempo levou para você dobrar e montar?
    Abraços
    Ricardo (Grupo Origami Kawakawi)

    ResponderExcluir
  3. Puxa vida, que legal! Parabéns! Adoraria ter essa paciência para dobras mais complexas, hehehe... Mas isso é algo que ainda vou ter de trabalhar muito pra chegar lá! :-)
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Léo, fiquei impressionadíssima com o seu t-rex!!! Que show!!! Seus outros trabalhos também são lindos! Sua iniciante nessa arte e estou maravilhada com as muitas novas descobertas que venho fazendo.
    Beijos dobrados para você!

    ResponderExcluir
  5. Meus parabéns a dobradura ficou muito boa,ficou show.

    ResponderExcluir
  6. Leo, seus Dinos estão fantásticos!
    parabéns,Iara

    ResponderExcluir
  7. O seu dinossauro fico LINDO,parabésn.pela paciêcia e didicaçãó

    ResponderExcluir
  8. Poxa! Deveras o esqueleto do t-rex é muito lindo, parabéns!!!
    Eu tenho grande vontade em aprender, poderia me passar um vídeo, ou o diagrama? To montando um blog, ainda não coloquei quase nada, mas em breve... http://origamiyasashii.blogspot.com/
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, pessoal, pelos comentários. Fico feliz de ter meus trabalhos apreciados por pessoas que conhecem e reconhecem trabalhos em origami.

    Obrigado Ary e Marcelo pelo diagrama.
    Esse modelo demorou uns 4 dias para ser terminado, pois tenho de conciliar meu tempo entre dobras/trabalho/família...

    Estou sempre exercitando e aprimorando meus modelos. Tenho aprendido muito e agradeço a ajuda dos companheiros do grupo Kawakami.

    Estou ainda "criando coragem" para dobrar o Triceratops, do mesmo autor (valeu pelo diagrama, Tatiana Yumi).

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Mandei um email pra vc!
    Aguardo diagrama.

    ResponderExcluir
  11. Leo passe no meu Blog,tem presentinho pra voce ...porque voce é Joia!Abraços e Parabens pelas dobras.

    ResponderExcluir
  12. me envie por favor o email é srmsrf@netsite.com.br . obrigado

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de receber o Diagrama também.

    jonata_bortolucci@hotmail.com

    ResponderExcluir